Rannison
2 min readJul 3, 2020

Dois Lobos

A coisa mais difícil da vida é realizar o nosso trabalho. Podemos ter todos os recursos disponíveis e ainda assim, jamais começar a fazer o que temos de fazer. Steven Pressfield chama de “Resistência” essa força que nos ancora. Segundo ele, ela é a responsável pela morte dos sonhos, pela infelicidade e pela falta de propósito na vida de todos os seres humanos.

A Resistência é aquela vozinha dentro de nós dizendo: “deixe para amanhã”, “você vai ser criticado”, “você não é tão bom assim”. Com o tempo, sufoca nossos sonhos, cria um padrão mental de inércia e auto-sabotagem. Napoleon Hill, concordava com Pressfield. Em seu livro “Mais Esperto que o Diabo”, ele diz o mesmo com outras palavras e chama essa força de negatividade.

Hill explica que dentro de cada ser humano existe a capacidade de criação de sua própria realidade. Dentro de cada um de nós convivem duas forças: a positiva e a negativa. E é a negatividade, alimentada pelo medo, que nos impede de avançar. A afirmação parece válida, pois se somos formados por átomos e todo átomo tem partículas de polaridade positiva e negativa, também nós deveríamos nos comportar assim.

O Bhagavad Gita chama essa negatividade, essa resistência, de Kuravas. E os opõe em batalha mortal contra Pandavas, nossas forças positivas e criativas. E uma lenda Cherokee conta que um velho, dando lições de vida aos seus netos, disse-lhes: “Dentro de mim, uma luta terrível está sendo travada entre dois lobos. Um é o medo, a cólera, a inveja, a tristeza, o remorso, a arrogância a auto-piedade, a culpa, o ressentimento, a inferioridade, a mentira.”

“O Outro é a paz, a esperança, o amor, a alegria, a delicadeza, a benevolência, a amizade, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaixão e a fé.
A mesma luta está se travando dentro de vocês e de todas as outras pessoas…”
Uma das crianças, depois de refletir sobre o assunto, perguntou ao avô: “Qual dos lobos vence?”. O ancião respondeu: “Aquele que for alimentado…”

Tempos, lugares, culturas e nomes diferentes expressam a mesma verdade. Dentro de cada ser humano há o poder de criar sua própria realidade. Temos à nossa disposição a capacidade de escolher o caminho a seguir, agora mesmo. Os exércitos estão em campo, e é você quem escolhe quem vai vencer. Qual dos seus lobos você vai alimentar?

Rannison
Rannison

Written by Rannison

Ideas can change everything / Ideias podem mudar tudo

No responses yet